segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Centro Cultural exibe documentários em setembro


O Centro Cultural de Botucatu exibe quatro documentários no mês de setembro. As sessões de cinema acontecem aos sábados, às 19h30.No dia 5 o filme será “Ônibus 174”, de José Padilha. O filme retrata o sequestro do ônibus 174, em 12 de junho de 2000, na zona sul do Rio de Janeiro. O sequestro foi filmado e transmitido ao vivo pela televisão, cujas imagens são mostradas no documentário que mostra o processo de transformação da criança de rua em bandido e sugere as causas da violência nas grandes cidades do Brasil.O filme recebeu quatro indicações ao Grande Prêmio Cinema Brasil de 2003: melhor roteiro original, melhor documentário, melhor som e melhor montagem. Premiado no Festival de Havana de 2003 como o melhor documentário, no Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro de 2002 como o melhor filme brasileiro e melhor documentário; e na Mostra Internacional de Cinema São Paulo de 2002 como o melhor documentário.
No dia 12, é a vez de “SONHO TCHECO”, de Vít Klusák e Filip Remunda [2004]. O filme apresenta um reality show de dois estudantes de cinema que preparam seu trabalho final com uma abordagem polêmica: O poder de persuasão da propaganda nas pessoas e o consumismo alienado.
No dia 19, O Fim e o Princípio, de Eduardo Coutinho [2005]. O documentário expõe histórias de camponeses que vivem num sítio no interior da Paraíba. Coutinho conta com Rosa, moradora da comunidade, que aleatoriamente o leva as pequenas propriedades do sítio Araçás para que possa conversar com as famílias. Durante todas as entrevistas o diretor ouve histórias do cotidiano e procura compreender como os trabalhadores rurais encaram a morte e a velhice, temas que o ajudarão a amarrar a edição do filme.
No dia 26, “Homem Equilibrista”, James March [2008]; o filme trás as interessantes cenas criadas para uma espécie de reconstituição dos fatos, muito bem elaboradas, quase todas colocadas com as imagens de acervo, para dar uma sensação de continuidade, com a óbvia narração em voz-off.

Serviço:Centro Cultural de BotucatuPraça XV de Novembro, 30 - ao lado do Cine Neli, no mesmo prédio que a OAB]Entrada: 1 quilo de alimento ou 1 litro de Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário